Auditoria Baseada em Risco

22 set Auditoria Baseada em Risco

O IIA –The Institute of Internal Auditors – define Auditoria Baseada em Riscos (ABR) como sendo uma metodologia que associa a auditoria interna ao arcabouço global de gestão de riscos de uma organização.

A ABR possibilita que uma auditoria interna dê garantia ao Conselho Diretivo de que os processos de gestão de riscos estão gerenciando os riscos de maneira eficaz em relação ao apetite por riscos.

O que se pretende neste curso?

Desenvolver as competências técnicas dos auditores para utilizarem a abordagem baseada em risco para a definição do escopo, da natureza, época e extensão dos procedimentos adicionais de auditoria, de modo a reduzir o risco de chegar a conclusões inadequadas e fornecer um relatório que seja inapropriado nas circunstâncias do trabalho.

Por que é importante fazer este curso?

Utilizar a metodologia de auditoria baseada em Riscos significa ampliar a perspectiva da auditoria interna, seja na atividade financeira, qualidade, ambiental, trabalhista, tecnológica, de engenharia, que refletirá numa maior assertividade no seu planejamento de auditoria com ênfase nos riscos dos processos.

Facilitador

Professor Arnaldo Ribeiro é Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União – TCU. Atualmente ocupa a função de especialista sênior na Diretoria de Auditoria da Secretaria de Métodos e Suporte ao Controle Externo (Diraud/Semec), onde é responsável pela coordenação de projeto para o desenvolvimento de capacidade técnica voltada para a realização auditorias integradas (financeiras e de conformidade); prestação de serviços técnicos metodológicos na forma de consultoria / treinamento em serviço para auditores do TCU nas áreas de avaliação de riscos e controles e para o planejamento e para a execução de auditorias baseadas em risco (ABR). E professor do ISC/TCU e atua como facilitador em diversas instituições, com cursos e palestras.

Carga horária | Data | Horário | Ambiente

O curso terá uma carga horária de 12 horas, divididas em 3 horas por dia, pela manhã, de 9h às 12h, de 10 a 13 de novembro de 2020, na plataforma Zoom.



%d blogueiros gostam disto: